(Sistema de comunicação conecta observatórios astronômicos que estão a 2.600 km de distância, entre Pequim e Xangai).
Uma equipe de cientistas chineses apresentou a primeira rede de comunicação quântica integrada ao longo de dois mil quilômetros entre Pequim e Xangai, com auxílio do satélite quântico Micius, lançado em órbita em 2016, conectando observatórios astronômicos que possuem 2.600 quilômetros entre si.
A novidade foi publicada na revista Nature, uma das mais prestigiadas do mundo no campo científico. Segundo os autores do artigo, a rede quântica dispõe de 4.600 quilômetros de comprimento.
A comunicação quântica é embasada na distribuição de chaves quânticas, que compõem uma cadeia de zeros (0) e uns (1) por meio de estados quânticos de partículas, como fótons. Qualquer intervenção ou escuta entre o emissor e o receptor irá alterar essa cadeia de caracteres, o que seria imediatamente percebido pelos participantes da conversa.
Ao contrário da criptografia convencional, a comunicação quântica é considerada impossível de hackear, interceptar ou intervir. Por esse motivo, ela é vista como o futuro da transferência segura de informações confidenciais.
Redes quânticas têm a capacidade de transmitir informações e realizar tarefas que computadores atuais demorariam muito tempo para finalizar ou sequer possuem ainda a capacidade de fazer.
A rede terrestre e as ligações com o satélite foram integradas para servirem a mais de 150 usuários industriais em toda a China, incluindo bancos estaduais, redes elétricas municipais e sites do governo. Nos últimos dois anos, os especialistas chineses melhoraram o desempenho de diferentes partes da rede integrada.
A intenção é ampliar a rede na China com seus parceiros internacionais da Áustria, Itália, Rússia e Canadá, além de desenvolver satélites quânticos de baixo custo com receptores terrestres.
📷 A imagem mostra como satélites quânticos interligam a rede em lugares muito distantes. Foto: Reprodução/Nature.
Fonte: Revista Época, matéria por Pedro Medeiros em 09/01/2021.
https://epoca.globo.com/chineses-apresentam-primeira-rede-quantica-impossivel-de-hackear-24829923
Comments