A lenda diz que há muito tempo havia uma abundância de Carpas Koi Douradas no Rio Amarelo, na China. Esses peixes subiram o rio, indo contra a corrente, construindo perseverança e força dentro de si mesmos. Sua tonalidade dourada fazia o rio brilhar como se fosse um rio de ouro.
A meio caminho eles chegaram a uma grande cachoeira, em uma altura “impossível”, porque era alta demais para atravessar. Na Província de Hunan esta cachoeira é conhecida como o Portal do Dragão. A maioria dos Peixes Koi voltaram, seguindo a corrente para um terreno mais seguro. No entanto, alguns peixes ficaram e tentaram pular e ultrapassar a cachoeira, chegaram no meio do caminho, mas depois voltaram a jusante após perderem energia e capacidade de impulso.
Os espíritos do rio observaram as Carpas Koi tentarem repetidamente, zombando, enquanto achavam divertido. Isso durou cem anos. Mesmo assim, o grupo de peixes continuou nadando até a cachoeira, entretanto, sempre paravam no mesmo ponto. As Carpas decidiram perseverar, e a cada tentativa iam um pouco mais longe, ganhando técnica e força conforme praticavam aquela cachoeira.
Os espíritos continuaram a zombar das Carpas, sabendo que seria uma façanha impossível atravessar pela cachoeira.
Uma Koi tentou uma estratégia diferente. Ela desceu até o fundo do rio, ganhou o máximo de velocidade possível e saltou para fora d’água. Esta Carpa nadou o mais forte que podia, driblando as correntes, e, de alguma forma, chegou ao topo da cachoeira, continuando a nadar rio acima.
Assistindo aquela cena os espíritos do rio silenciaram: “como aquela Koi conseguiu o impossível”, ela foi muito corajosa. Conhecendo as múltiplas tentativas que as Carpas Koi praticaram ao longo de tantos anos, como recompensa pela conquista daquela ousada Carpa, os espíritos do rio a transformaram em um Dragão Dourado.
Na cultura chinesa um Dragão Dourado é o símbolo máximo de força e poder. Através desta fábula popular, é também assim que a cachoeira é conhecida: The Dragon Gate, O Portal do Dragão.
(Mitologia Oriental)
Créditos:
Texto de autor desconhecido (editado pela Sensei Aline Keny)
Imagem via: https://www.madalynmcleod.com/
Commentaires