Venho de uma formação espírita e desde criança aprendi sobre a importância do trabalho voluntário. Já participei de trabalhos voluntários servindo sopa em hospitais e para moradores de rua, e fazendo visitas e atividades em instituições de caridade, creches e em asilos. Acima estão apenas algumas lembranças de alguns trabalhos que participei (foram tantos grupos), e, espero que estas imagens inspirem os leitores de formas positivas e abram os seus corações ao amor incondicional.
Por aqui foram mais de trinta anos de estudo e práticas de Doutrina Espírita (que é uma doutrina Cristã), estudos que continuo, claro! Atualmente não me considero mais “espírita” e sim “espiritualista”, porque saí do espiritismo em 2016 e fui estudar outras religiões, filosofias e áreas de conhecimentos ligadas às Terapias Alternativas. Em minha vida, até agora, estudei Catolicismo, Budismo, Hinduísmo, Umbanda, a Doutrina Messiânica, um pouco de Judaísmo e algumas doutrinas cristãs como o Santo Daime e as Evangélicas, bem como as filosofias do Taoismo, da Yoga e do Ho’oponopono. Também gosto de estudar sobre Administração de Empresas, Astrologia, Astronomia e Psicologia (principalmente Jung). Estudei de forma teórica e atendendo e convivendo com diferentes pessoas, observando seus diferentes “Sistemas de Crenças”. Junto às Terapias Alternativas estudei e ainda estudo sobre Reiki Usui, ThetaHealing® , Aromaterapia, Homeopatia e Constelações Familiares Sistêmicas.
O meu objetivo foi ampliar minha consciência e conhecimentos, e diminuir os preconceitos, exercitando o não-julgamento. Entretanto, o que vem antes forma a base, e a base fala forte dentro de nós. O que vem antes tem muita força dentro dos Campos Sistêmicos em que todos estamos inseridos, quer você esteja consciente disso ou não. Quando observo os desdobramentos espirituais que estudo e vivencio, acabo voltando a atenção para a minha base de segurança, que me trouxe e ainda traz tanta sabedoria e discernimento. Sou imensamente grata à Doutrina Espírita, ela me salvou várias vezes. Gratidão!
Um dos lemas do espiritismo é: “fora da caridade não há salvação”, e, é verdade. É prazeroso poder servir à luz (poder chegar mais perto dos irmãos mais necessitados que nós), seja em uma seara Cristã ou Budista, ou mesmo em egrégoras diferentes a estas (o significativo é: “fazer o bem sem olhar a quem”). Quem “ajuda” é o maior beneficiado, vamos por amor, e acabamos recebendo mais do que doamos. Indo além, é por meio dessas práticas caritativas que “queimamos” os nossos carmas negativos adquiridos nesta vida e em tempos pretéritos. Praticando o bem adquirimos um “bom carma”. A palavra karma ou carma vem do sânscrito e significa uma ação, obra ou feito, e seu efeito ou consequências, sendo assim: ações negativas e/ou equivocadas geram um carma negativo (são as lições a serem aprendidas), boas ações geram um carma positivo (é simples assim). Uma boa plantação no seu momento presente lhe garantirá uma boa colheita no futuro, mas, é preciso se colocar em movimento.
Para fechar este texto, convido a todas as consciências aqui presentes a sentirem em seus corações sobre o exercício do trabalho voluntário. Sejam generosos e prosperarão em sabedoria, abundância, alegria, desapego, nutrição interior, autocura e excelentes oportunidades na vida. Nestes atos de amor Deus fala diretamente conosco, a gente sente, bem dentro do nosso coração.
“Bons pensamentos, boas palavras e boas ações”, assim falou Zarathushtra, profeta da antiga Pérsia.
Sejamos bons, hoje e sempre!
Com amor,
Sensei Aline Keny
Produzido no Canva
Texto de 19.07.2024
Vc e pura luz 🙌